sábado, 24 de julho de 2010


Menezes aceita treinar “canarinha”

Está resolvida a questão. Mano Menezes é o novo seleccionador brasileiro após ter respondido afirmativamente à proposta feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

«Aceito o convite endereçado pelo presidente [da CBF] Ricardo Teixeira», afirmou Menezes, que irá suceder a Carlos Dunga no comando técnico da “canarinha”.

O treinador escusou-se a comentar a recusa de Muricy Ramalho e o facto de ter sido segunda opção para o cargo, optando antes por revelar que está «muito feliz e orgulhoso por aceitar um trabalho com tanta responsabilidade».

«Admiro o Muricy, mas não tenho que analisar o porquê da sua recusa», reforçou.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Recursos minerais em Moçambique " temos ainda muito por explorar"

ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, na abertura da Conferência Internacional sobre carvão que decorre desde ontem, na cidade de Maputo

Numa altura em que o mundo está com olhos postos ao território nacional, tendo em conta o boom que se regista nos últimos tempos no que diz respeito à descoberta e exploração dos recursos minerais, a ministra moçambicana deste sector veio, ontem, a público dizer que o país ainda tem muito por ser descoberto e explorado. Assim, aquela governante lança o desafio e convida os investidores, tanto nacionais assim como estrangeiros, a avançarem com propostas concretas para iniciarem investimento no sector mineiro nacional.

“O nosso país dispõe de uma vasta gama de recursos minerais, grande parte dos quais ainda não explorados, tais como metais básicos, fosfatos, rochas ornamentais, bauxite, minério de ferro, tantalite, pedras preciosas e semipreciosas, grafites e outros. Possuímos grandes depósitos de areias pesadas ao longo da costa, tendo um deles, em Moma, entrado em produção em 2007 e prevendo-se para o futuro o desenvolvimentos de outros projectos em outras áreas” – disse a ministra, fazendo um convite aos especialistas que, representado multinacionais minerais, participam desde ontem na Conferência Internacional sobre carvão.

Decorrendo sobre o tema: Posicionando Moçambique na Rota do Mercado Mundial do Cravão, o evento decorre na capital moçambicana, Maputo. O país tornou-se, nos últimos tempos, no maior produtor de gás natural na região da África Austral. Foi recentemente feita a descoberta de novos jazigos deste hidrocarbonetos, com particular destaque para a descoberta na bacia do Rovuma, facto que para a ministra dos Recursos Minerais é uma razão clara para que os investidores tenham forte apetência por Moçambique.

No que ao carvão diz respeito, o território moçambicano é considerado como podendo ser um dos países com maiores reservas de carvão a nível mundial. “Existem diversas bacias carboníferas identificadas em diferentes áreas do país, nas províncias de Tete, Niassa, Cabo Delgado e Manica, algumas delas presentemente a ser avaliadas através de trabalhos de pesquisa no âmbito de mais de 100 títulos mineiros atribuídos a várias pessoas singulares e colectivas” – recordou a ministra.

Na bacia de carvão de Moatize, a mais conhecida de entre as diversas bacias de carvão existentes no país, foram realizados no passado diversos trabalhos de pesquisa geológica detalhada e presentemente existem vários biliões de toneladas de carvão prontas para ser produzidas. Em 2007 e 2009 foram assinados dois contratos mineiros, com a Vale Moçambique e Riversdale para Moatize e Benga respectivamente, que em conjunto contemplam a produção e exportação anual de cerca de vinte milhões de toneladas de carvão, a ocorrer dentro de poucos anos.

O início da exportação terá lugar em Julho de 2011. De acordo com Esperança Bias, “na vizinhança de Moatize existem áreas em que os trabalhos de pesquisa estão em estágio bastante avançado, com resultados positivos, prevendo-se que em algumas delas os seus titulares mineiros requeiram em breve concessões mineiras para a extracção de carvão. De entre estas, é de mencionar o projecto de carvão do Zambeze promovido pela Riversdale e os projectos das empresas Ncondezi e JPSW” – anotou ela.

Com base nestas indicações, a ministra é de opinião que existem, presentemente, condições para a produção e exportação anual de várias dezenas de milhões de toneladas de carvão a partir da região carbonífera de Moatize. Entretanto, reconhece “um dos principais desafios que temos ainda de enfrentar é a criação de capacidade para o escoamento do carvão desde o local de produção aos portos de exportação”.

Muricy é o novo técnico da Seleção Brasileira


Acordo é firmado em encontro com Ricardo Teixeira, que diz que ele terá de ser exclusivo da CBF. Contrato com o Fluminense tem cláusula de liberação

O novo técnico da Seleção Brasileira é Muricy Ramalho. O treinador, de 54 anos, terá a responsabilidade de comandar a renovação da Seleção para a disputa da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Muricy tem contrato até o fim do ano com o Fluminense, clube que levou à liderança do Campeonato Brasileiro após a vitória desta quinta-feira, sobre o Cruzeiro. Em um encontro na manhã desta sexta-feira, em um clube de golfe da Zona Oeste do Rio de Janeiro, o treinador se reuniu com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e com o diretor de comunicação, Rodrigo Paiva, e aceitou o convite, mas ainda irá se reunir com a diretoria tricolor. Em seu contrato com o clube, há uma cláusula que permite rompimento para assumir a Seleção. Ricardo Teixeira deixou claro que o treinador terá de ser exclusivo da CBF.

Convite relâmpago na garagem do Maracanã

Muricy recebeu o convite para se reunir com Ricardo Teixeira através de um intermediário da CBF, na garagem do Maracanã, pouco depois de meia-noite, quando o treinador deixava o estádio após a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Na entrevista coletiva após o jogo, Muricy garantiu que nem sequer havia sido sondado por qualquer pessoa ligada à CBF. Mas brincou sobre a concorrência com Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari.

- Não dá para contratar os três? Seria ruim para os adversários, hein? Há muitos caras bons, a Seleção Brasileira está bem servida, independentemente de quem assumir. Todos os treinadores estão em um momento bom na carreira, estão maduros. Isso faz a diferença. Todos têm o gosto pela vitória - comentou, pouco antes de dizer que não pensava em outra coisa que não fosse o Fluminense.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mozal cede à pressão e vai esclarecer o “bypass”

Para debater a matéria, a Mozal convidou para um encontro, hoje, nas suas instalações, representantes dos media, a população que será atingida pelos gases, para além do MICOA

Em resposta à pressão feita ao governo por ambientalistas, sociedade civil e órgãos de informação, por ter sido autorizada a emitir gases nocivos durante seis meses, sem filtros, nas suas actividades de produção de alumínio, a Mozal convidou algumas destas entidades para um encontro, hoje, com o propósito de “prestar informações sobre o projecto de melhoramento dos centros de tratamento de fumos”.

O encontro terá lugar, esta manhã, nas instalações da Mozal, e também contará com a participação da população que será potencialmente afectada pela emissão de gases, no âmbito do processo de reabilitação dos centros de tratamento de gases da mega-fundição de alumínio em Moçambique, Mozal.

Este encontro foi despoletado pela licença emitida pelo governo, permitindo à Mozal que trabalhasse num sistema chamado “bypass”. Através deste sistema, a Mozal fica com luz verde para libertar gases durante seis meses, sem filtros, enquanto reabilita os seus centros de tratamento de fumos. Os ambientalistas entendem que a decisão do governo de emitir esta licença especial para a Mozal está errada por não ter sido antecedida de nenhum estudo credível sobre o impacto ambiental que a actividade pode trazer para a saúde pública, no raio de acção, que, segundo a Justiça Ambiental (JA), poderá ser de 40 a 100 quilómetros.