quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O papel psicológico da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem

A Matemática, sabidamente, provoca diversas emoções em alunos e professores: é motivo de paixão e de desespero, de encanto e de desilusão, de euforia e de nihilismo. As crenças, os valores, a aceitação social e outros fatores não menos importantes condicionam todo processo de ensino-aprendizagem escolar dessa disciplina e podem favorecer ou dificultar as diversas etapas percorridas pelo aluno e pelo professor durante o encaminhamento dos trabalhos.

A Educação relaciona-se com a Psicologia ao buscar como e quando ensinar e na comunidade internacional de pesquisadores em Educação Matemática encontramos uma forte pressão da perspectiva psicológica no estudo dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática (Godino, 2003, p. 12).

Na busca por melhores opções pedagógicas de abordagem de conteúdos, grupos de pesquisa em Educação Matemática discutem as diversas maneiras de problematização de situações que tornem o ensino mais significativo para o aluno e a História da Matemática fornece uma riqueza de opções que a torna um campo de estudo e de pesquisas cada vez mais profícuo.

A História da Matemática pode exercer um importante papel psicológico no processo de ensino-aprendizagem tanto em relação ao professor quanto em relação ao aluno. Ao estudante pode propiciar condições de perceber as diversas etapas da construção do pensamento Matemático, entender as diferentes práticas sociais que geraram as necessidades de sua produção e trabalhar as diversas linguagens e formas simbólicas que o constituem e o condicionam. Ao professor, permite problematizar a ação pedagógica no sentido de se criar uma consciência das vivências e recursos cognitivos e interpretativos necessários para uma apropriação significativa das idéias matemáticas.

As diversas contribuições da História da Matemática na Educação Matemática podem ser assim resumidas: apresentar a importância das muitas formas de atividade intelectual, negar o pressuposto de uma Matemática pronta e acabada e apresentá-la com uma ciência em construção, mostrar os caminhos percorridos na criação da Matemática que temos hoje e as outras possibilidades de sua construção, apresentar o erro como uma tentativa de resolução e não como uma falha, etc.

Nesse trabalho, procuraremos qual o papel psicológico que a História da Matemática pode exercer na Educação Matemática e quais são suas implicações na prática pedagógica. Para tanto, apresentaremos a dimensão emocional em Educação Matemática, alguns aspectos da História da Matemática na Educação Matemática e as ligações que encontramos entre essas diferentes perspectivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário